CONSTRUINDO NO SISTEMA (CES) LIGHT STEEL FRAMING.
O sistema industrializado de construção usa basicamente produtos padronizados de tecnologia avançada, em que os elementos construtivos são produzidos industrialmente, onde a matéria prima utilizada, os processos de fabricação, suas características técnicas e acabamento passam por rigorosos controles de qualidade. Estes materiais padronizados permitem uma redução significativa de mão de obra, evitando também desperdícios e erros.
Este trabalho pretende mostrar a racionalização do processo, aumento de produtividade e implantação de um novo conceito de construção limpa e funcional, cooperando com o meio ambiente.
A construção LSF de uma maneira geral é muita rápida, sendo assim, todos os detalhes e interferências ora com fundações e instalações elétrico-hidráulicas/hidráulicas/gás/etc., deverão estar prontas junto com a planta de arquitetura para que não ocorram retrabalhos comuns nas alvenarias tradicionais.
O sistema construtivo Light Steel Framing é uma das melhores soluções construtivas no mercado atual, graças a sua característica da possibilidade de aplicar conceitos da industrialização e da administração científica na construção e a possibilidade de em vários processos a mão de obra não ser extremante especializado. Composto estruturalmente por perfis formados a frio, que forma os painéis estruturais e resistem aos carregamentos e esforços. Estes são fechados externamente com placas cimentícias, OSB ou siding e internamente com gesso acartonado.
CONJUNTO DO SISTEMA
A obra sistema steel frame é constituída de cinco conjuntos:
Não há nenhuma exigência quando a um determinado tipo de fundação, apenas é interessante que se empregue o exigido em projeto, que pode ser vantajoso neste sistema, pois o peso da edificação pode chegar a ¼ a menos, quando comparado ao sistema de alvenaria convencional.
Painéis metálicos, compostos de perfis de aço, sendo estes guias e montantes produzidos conforme dimensionamento e fixados entre si através de parafusos autobrocantes, chumbados na fundação. O contraventamento dos painéis metálicos pode ser executado utilizando os próprios perfis e fitas, tanto com o OSB Home, sendo este ultimo um maior agregado de qualidade á edificação.
O fechamento é feito com chapas conforme o modelo de fechamento adotado, que são fixados diretamente nos perfis estruturais com parafusos, ou ainda com alternativas de fechamento úmido utilizando argamassa ou massas flexíveis. O fechamento interno das paredes é feita com placas de gesso acartonado, podendo ser reforçadas com substrato com OSB Home, o que gera maior liberdade na fixação de pacas suspensas. Nestas paredes é feito o isolamento termo-acústico com lã de vidro, lã de pet ou de rocha. O fechamento externo pode ser feito com placa cimentícia podendo ser reforçado com OSB Home.
Conforme a exigência da edificação ou cômodo são empregadas internamente nas paredes uma menor ou maior densidade de lã de vidro, lã de rocha ou lã de pet, da mesma forma que e instalação sobre o forro. Este componente agrega um alto desempenho de conforto térmico e acústico á edificação.
Quaisquer componentes comumente podem ser utilizados, tais como: cerâmicos, porcelanatos, pedras, madeira, textura e grafiatos, etc. Quando ao sistema de cobertura, segue se o mesmo conceito de liberdade ao empregar qualquer tipo de sistema, tais como cerâmica, concreto, metálica, fibrocimento, recicláveis, shingle asfáltico, etc.